Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://www.revistasalaoito.com.br/journal/wwwsalaoito/
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação

Atenção: NOVO LINK PARA ACESSO A REVISTA SALA OITO

https://periodicos.upe.br/index.php/revistasalaoito

Submissões abertas para processo contínuo.

Dúvidas: gipppge@gmail.com

 

A SALA 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação é uma publicação científica em formato eletrônico do Grupo Internacional de Pesquisas em Políticas, Práticas e Gestão da Educação - GIPPPGE.

A expressão  "sala 8" é uma referência a uma das salas da Universidade do Minho, Campus Gualtar, situada na cidade de Braga, em Portugal. Ali se reuniram pesquisadores brasileiros, portugueses, moçambicanos e iranianos entre 2015 e 2016, mestrandos e doutorandos, que estabeleceram relações de parceria e afetividade. Um grupo se constitui, se consolidou e se ampliou com a presença ativa e responsiva.

Este é um espaço de publicação semestral do Grupo Internacional de Pesquisas em Políticas, Práticas e Gestão da Educação - GIPPPGE, tendo na Universidade de Pernambuco o seu vínculo institucional. Trata-se de um periódico de acesso livre, disponível on-line, dedicado a publicação de artigos, resenhas, ensaios, relatos de experiências e entrevistas sobre variados temas da educação, como: políticas, currículo, gestão, tecnologias, formação, inclusão e práticas pedagógicas. Nosso objetivo é divulgar a produção científica de pesquisadores nacionais e internacionais difundindo estudos e experiências educacionais, promovendo a reflexão em torno de problemas teóricos e práticos no campo educacional.

Volume 1, Número 4, 2023 Julho

1(4), 2023 Julho

Expediente

Expediente Expediente

Sumário

Sumário Sumário

Editorial

Editorial Allan Solano Souza, Rosilene de Fátima Koscianski da Silveira Editorial

Apresentação

Apresentação Célio Rodrigues Leite, Débora Quetti Marques de Souza Apresentação

Artigo

https://doi.org/10.29327/2283270.1.4-1
O gerencialismo e seus impactos na gestão da escola pública Larissa de Araujo Barros, Débora Quetti Marques de Souza Educação. Gerencialismo. Gestão democrática.

ArtigoPolítica, Planejamento e Gestão da Educação
https://doi.org/10.29327/2283270.1.4-2
Avaliação Institucional Versus melhoria da Qualidade Educacional em Moçambique Arlindo Cristiano Parruque, Benedito Maurício Sapane Institutional Evaluation; educational institutions; Quality of institutions.

ArtigoPolítica, Planejamento e Gestão da Educação.
https://doi.org/10.29327/2283270.1.4-4
Percepções dos alunos adolescentes sobre as relações de convívio em sala de aula Célio Rodrigues Leite Aluno. Professor. Ensino médio. Percepções. Relações de convívio.

ArtigoPrática Pedagógica, Currículo e Formação de Professores
https://doi.org/10.29327/2283270.1.4-5
A abordagem do biólogo Piaget acerca do desenvolvimento da inteligência e do poder de criação: uma análise construtiva e integradora Patrícia Gonçalves, Nícolas José Tavares Educação; Jean Piaget; estágios do desenvolvimento; inteligência; criação.

ArtigoPrática Pedagógica, Currículo e Formação de Professores
https://doi.org/10.29327/2283270.1.4-6
Análise das práticas educativas dos professore à luz das teorias prática, técnica e crítica (caso Externato Cantinho do Céu) Arlindo Cristiano Parruque Teorias Curriculares; Teorias Técnica, Prática e Crítica.

ArtigoPrática Pedagógica, Currículo e Formação de Professores
https://doi.org/10.29327/2283270.1.4-7
Fundamental mesmo é a Autonomia! Contribuições do desenvolvimento moral das crianças na prática pedagógica: uma revisão da literatura Helena Maria Diu Raposo Monteiro; Márcia Fernanda de Lima Autonomia; Educação; Práticas Pedagógicas.

ArtigoPrática Pedagógica, Currículo e Formação de Professores
https://doi.org/10.29327/2283270.1.4-8
Os ENEJA’s como lugar de debate para EJA Marco Antônio Ribeiro Merlin Plano Nacional de Educação (PNE); Educação de Jovens e Adultos (EJA); ENEJA’s.

ArtigoPrática Pedagógica, Currículo e Formação de Professores
https://doi.org/10.29327/2283270.1.4-9
Poesia, crianças e seus professores: experiências estéticas possíveis Rosilene de Fátima Koscianski da Silveira Poesia. Infância. Mediação poético-literário.

ArtigoPrática Pedagógica, Currículo e Formação de Professores

Relato de Experiência

https://doi.org/10.29327/2283270.1.4-3
A atuação dos profissionais intérpretes de Libras no contexto da pandemia no município de Pinhais Maria Izabel Itararé , Regislene de A. S. Nascimento Vídeos traduzidos. Intérpretes de Libras. Ensino Remoto.

Relato de ExperiênciaPolítica, Planejamento e Gestão da Educação

Resenha

https://doi.org/10.29327/2283270.1.4-10
Educação Ambiental e Educação do Campo, visto pelo olhar do trabalhador da coordenação pedagógica Marco Antônio Ribeiro Merlin Gerson Luiz Buczenko; programa de Educação; Coordenador Pedagógico.

ResenhaPrática Pedagógica, Currículo e Formação de Professores
Edição AtualEdição AtualVol. 1, n.4
2023

Editor-chefe
Célio Rodrigues Leite / Débora Quetti Marques de Souza


Periodicidade:
Semestral

Publicado por:
GIPPPGE


Sala Oito

Share this page
Page Sections