Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://www.revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/2283270.1.4-3
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Relato de Experiência Política, Planejamento e Gestão da Educação

A atuação dos profissionais intérpretes de Libras no contexto da pandemia no município de Pinhais

Maria Izabel Itararé , Regislene de A. S. Nascimento

Downloads: 0
Views: 888

Resumo

O objetivo deste escrito é relatar a experiência dos intérpretes de Libras em Pinhais durante a pandemia de Covid-19. As atribuições desses profissionais passaram por alterações significativas em seu desenvolvimento diário em virtude das limitações impostas pelo cenário mundial. As estratégias e a flexibilização dos materiais de estudos com adequações necessárias aos surdos, evidenciou a importância da aproximação entre o planejamento docente e o tradutor e intérprete. Logo, ainda que o tão esperado fim da pandemia chegue, pertence à consciência coletiva a certeza de que a Educação nunca mais será a mesma, tudo que foi aprendido neste período segue com a sociedade m direção ao futuro contribuindo na prática educativa posteriormente, sendo aprimorado continuamente.

Palavras-chave

Vídeos traduzidos. Intérpretes de Libras. Ensino Remoto.

Referências

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido:
personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso: e-PUB, 2015.
LACERDA, Cristina B. F. Intérprete de Libras: em atuação na educação infantil e ensino
fundamental. 2. ed.. Porto Alegre: Mediação, 2010.
LACERDA, C. B. F. de. Tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais: formação e
atuação nos espaços educacionais inclusivos. Cadernos de Educação (UFPel), v. 36, p. 133-153,
2010.Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1604.
Acesso em: 07 jul. 2022.
MAGALHÃES, Fábio Gonçalves de Lima. O Papel do Intérprete de LIBRAS na Sala de Aula
Inclusiva. Revista Brasileira de Educação e Cultura / Número VII / Jan-jun 2013. Disponível em:
https://bit.ly/3P2JYCE . Acesso em: Acesso em: 07 jul. 2022.
ROCHA, A.L.C. Elaboração de material didático: uma necessidade na educação de surdos.
Brasília: Monografia apresentada na Universidade de Brasília, 2012. Disponível em:
https://bit.ly/3yQ2ysl. Acesso em: Acesso em: 07 jul. 2022.


Submetido em:
10/10/2022

Revisado em:
30/06/2023

Aceito em:
12/07/2023

Publicado em:
26/07/2023

64c1594fa953954f6a2710e2 wwwsalaoito Articles
Links & Downloads

Sala Oito

Share this page
Page Sections