Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://www.revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/2283270.1.4-2
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Artigo Política, Planejamento e Gestão da Educação.

Avaliação Institucional Versus melhoria da Qualidade Educacional em Moçambique

Arlindo Cristiano Parruque, Benedito Maurício Sapane

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Resumo

O presente estudo com o tema “Avaliação Institucional (AI) Versus melhoria da Qualidade Educacional em Moçambique” é um estudo do caso da Universidade Pedagógica de Maputo e visa discutir os contornos da AI como mecanismo de melhoria da qualidade das instituições, de maneira geral, e das instituições educacionais, em particular. Neste sentido, depois das discussões tidas em torno do assunto que nos propusemos a debater, uma das principais conclusões a que chegamos é a de que existe uma relação entre a AI e a qualidade das instituições, pois, a prática da AI é um mecanismo de garantia da qualidade do funcionamento das instituições à medida que é uma oportunidade para elas olharem para si mesmas e identificarem seus pontos fortes (suas potencialidades) e fracos (seus erros, dificuldades, etc.) para perpetuarem suas potencialidades e replanificarem suas atividades com vista a superação das suas dificuldades, erros ou problemas identificados no âmbito da implementação das suas atividades. Em termos de metodologia apoiámo-nos na revisão bibliográfica e em pequenas entrevistas com dois professores da UP-Maputo, sendo o primeiro designado PE1 e o segundo PE2.

Palavras-chave

Institutional Evaluation; educational institutions; Quality of institutions.

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Submetido em:
29/11/2023

Revisado em:
30/06/2023

Aceito em:
12/07/2023

Publicado em:
26/07/2023

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